O Madagáscar assumiu, neste domingo, 17 de Agosto, a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a 45.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo, realizada em Antananarivo.
No seu discurso de posse, o Presidente Andry Rajoelina destacou a relevância da solidariedade e da responsabilidade partilhada na condução da agenda de integração regional, sublinhando a necessidade de reforçar a resiliência económica, promover a estabilidade política e acelerar o desenvolvimento sustentável em benefício dos cidadãos da região.
A cimeira ficou igualmente marcada pela participação de quatro líderes recém-eleitos, que intervieram pela primeira vez neste fórum: Daniel Chapo, Presidente do Botswana, Netumbo Nandi-Ndaitwah, Presidente de Moçambique, Navinchandra Ramgoolam, Primeiro-Ministro das Maurícias, e o Presidente da Namíbia.
Angola esteve representada pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António, que chefiou a delegação em nome do Chefe de Estado e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço.