Angola intensifica a resposta contra a Hepatite B com o lançamento de uma campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS), com especial atenção às grávidas. A acção foi apresentada nesta terça-feira, 15 de Julho, em Luanda, e visa alargar a testagem e sensibilização com a meta de atingir 70% de cobertura no pré-natal até 2026.
A iniciativa surge no âmbito das celebrações do Dia Mundial contra a Hepatite, assinalado a 28 de Julho, sob o lema “Vamos Eliminar a Hepatite”. O director-geral adjunto do INLS, José Carlos Van-Dúnem, sublinhou que a iniciativa pretende reforçar o diagnóstico precoce, alargar o acesso a testes e garantir tratamentos mais eficazes, com foco na prevenção da transmissão vertica, da mãe para o bebé.
Dados apresentados pelo INLS revelam que, entre 2021 e 30 de Junho de 2025, foram notificados 13.037 casos de Hepatite B em Angola, dos quais 12.010 ocorreram em Luanda. Pela primeira vez, foram disponibilizados testes para Hepatite B em 13 unidades hospitalares com serviços materno-infantis. Entre os casos registados, 10.657 são mulheres, sendo que 72% estão grávidas. A faixa etária mais afectada situa-se entre os 25 e os 29 anos.
O INLS aposta numa resposta integrada, reforçando a vigilância epidemiológica e promovendo acções de consciencialização em todo o país. A estratégia alinha-se com a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a hepatite como ameaça à saúde pública até 2030.