Num gesto de solidariedade e cooperação internacional, os Emirados Árabes Unidos (EAU) doaram ao Ministério da Saúde de Angola nove paletes contendo 239 caixas de medicamentos e materiais médicos essenciais, com um total de 922 quilos. A iniciativa visa reforçar o Sistema Nacional de Saúde, com destaque para os níveis primário e secundário de atenção, beneficiando sobretudo os municípios mais carenciados.
Durante a cerimónia de receção, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou que a doação representa “um passo significativo na modernização e humanização dos serviços hospitalares”.
A remessa inclui antibióticos, analgésicos e medicamentos destinados ao tratamento de doenças crónicas, complementando uma doação anterior de 25 ambulâncias de suporte básico de vida, também oferecidas pelos EAU, para reforçar a logística e melhorar o sistema de referência e contra-referência nos municípios.
Este apoio insere-se numa iniciativa global dos Emirados Árabes Unidos, que prevê investimentos de 220 milhões de dólares para impulsionar o setor da saúde em África, conforme anunciado durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).