Saúde

SECRETÁRIO DE ESTADO JUBILOSO COM MEDIDAS PARA CONTER A CÓLERA

- 27 de maio de 2025, publicado porAlbertina Gouveia
SECRETÁRIO DE ESTADO JUBILOSO COM MEDIDAS PARA CONTER A CÓLERA

Carlos Pinto de Sousa, que se deslocou ao Namibe para constatar os trabalhos desenvolvidos com objectivo de se combater a doença, disse estar muito satisfeito com as acções levadas a cabo em toda a extensão da província, e particularmente no município do Tômbwa, tido como o epicentro da cólera nesta localidade do país.

Estas medidas, realçou, vão fazer com que haja uma diminuição gradual dos casos de cólera em toda a província do Namibe e vão contribuir igualmente para a redução da taxa de mortalidade pela doença.

Segundo o governante, a Comissão Multissectorial na província está a reforçar as medidas de protecção e controlo da doença, e, também, já está a cuidar do reassentamento da população que reside em zonas com péssimas condições de saneamento básico. 

Nessa altura, sublinhou, já foi feito o reassentamento de 80 por cento da população que residia nessas zonas de alto risco endémico tanto de cólera, como de outras patologias, é um grande ganho para o sector da Saúde.

“Felicito todos os profissionais da saúde,pelo trabalho que fazem. quando há motivação e o capital humano existe e está empenhado, o resto será muito mais fácil de se cumprir “, frisou.

 O Secretário de Estado para a Saúde Pública garante que, a partir desta semana, a província do Namibe vai receber reforço de mais doses de vacinas para serem ministradas em zonas de maior risco de contágio.

 Neste momento, disse, um grupo composto por 17 agentes de desenvolvimento comunitário (ADECOS), encontram-se a trabalhar nas zonas com mais casos de cólera, sensibilizando a popuçaão para a vacina.


Municípios recebem meios e equipamentos 

Os nove municípios da província do Namibe receberam, ontem, um conjunto de meios técnicos e equipamentos logísticos para reforçar as acções de prevenção e combate à cólera, disse o porta-voz da Comissão Multissectorial de Luta contra a doença.

Coríntios Miguel informou que são quatro camiões-cisterna, com capacidade para 20 mil litros, três carrinhas de marca Toyota Hilux e 25 motocisternas, entregues pelo governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, no âmbito das medidas de contenção da propagação da doença e para garantir maior eficiência no fornecimento de água potável às comunidades.

Com base no plano de distribuição dos meios, a Administração Municipal de Moçâmedes recebeu dois camiões-cisterna, Tômbwa um e Saco Mar um. As motocisternas foram distribuídas pelos nove municípios da província.


Partilhar: