A violência no Sudão voltou a atingir um dos pontos mais vulneráveis da população, onde pelo menos 40 pessoas foram mortas e outras 19 ficaram feridas após um ataque de homens armados ao campo de deslocados de Abu Shouk, próximo à cidade de El Fasher, segundo informações divulgadas pela Africanews, com base em relatos de organizações locais de direitos humanos.
O campo, que abriga cerca de 450 mil deslocados internos, é um dos dois locais no país a enfrentar fome severa, de acordo com agências humanitárias. A ação, ocorrida na última segunda-feira, teve como alvo direto moradores nas suas próprias casas, aprofundando o cenário de insegurança.
Dados do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) revelam que, apenas na última semana, mais de 60 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, morreram de desnutrição em El Fasher. A escalada da violência, somada à crise alimentar e ao colapso dos serviços básicos, ameaça provocar uma catástrofe humanitária ainda maior.