O presidente do Conselho Europeu, António Costa, foi homenageado nesta quinta-feira, 22 de Maio, durante a cerimónia de entrega do Prémio da Paz, pelos líderes da comunidade Ébrié de Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, pelo seu compromisso com a paz e a promoção dos países em desenvolvimento, no âmbito da sua visita de Estado ao país.
O ex-primeiro-ministro português expressou profunda gratidão pelo reconhecimento e decidiu entregar o valor do prémio, cerca xé 130 mil euros (cento e dezenove milhões e seiscentos mil kwanzas), ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
“Receber o Prémio Houphouët-Boigny é uma grande responsabilidade. Foi essa responsabilidade que me levou a doar o valor deste prémio ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, pelo seu trabalho em garantir a vida, a dignidade, a segurança e a protecção dos refugiados”, declarou.
António Costa sublinhou ainda que, perante um mundo fragmentado, com regras postas em causa e inúmeros dilemas internacionais, é necessário recordar a força desses valores.