Desporto

PALANCAS NEGRAS CONVOCADOS PARA OPERAÇÃO COSAFA

- 22 de maio de 2025, publicado porAlbertina Gouveia
PALANCAS NEGRAS CONVOCADOS PARA OPERAÇÃO COSAFA

Entre os 31 atletas eleitos, nove actuam no estrangeiro e o grosso milita no Campeonato Nacional, Girabola. Angola é campeã da competição regional da África Austral e na edição prevista de 4 a 15 de Junho, os Palancas Negras têm a missão de defender o título.

Na COSAFA, o combinado angolano prepara também a campanha de qualificação ao Mundial’2026 e a participação no CHAN. O técnico português explicou que embora na primeira semana a lista seja alargada, dos 31 convocados, apenas 23 seguem viagem para as terras de Nelson Mandela.


O grupo começa a projectar o torneio na segunda-feira, ainda incompleto, pois alguns atletas trabalham nas respectivas equipas. A data da viagem ao palco da competição está por definir, porquanto, a organização da competição ainda não tornou público o calendário.


A previsão de partida para a África do Sul é entre os dias 1 e 2 de Junho. Com o arranque dos trabalhos de campo estipulado para o dia 26 do corrente, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o combinado angolano vai montar o “quartel-general” em Talatona, no Hotel de Convenções (HCTA).

O técnico dos Palancas Negras justificou a escolha da competição como balão de ensaio, antevendo os compromissos futuros da Selecção Nacional.

“A Taça COSAFA vai ser bastante profícua. Vai ser para trabalharmos com um conjunto de jogadores que temos seguido, alguns, no intuito de atacar o CHAN e outros para as eliminatórias do Mundial. Todos devem ter a mesma linguagem e se sentirem bem”.

O olhar sob a COSAFA transcende a ideia de preparar o grupo face aos desafios que se avizinham. Pedro Gonçalves manifestou ambição na revalidação do troféu regional.

“Vamos ter desafios exigentes. Queremos ganhar a Taça COSAFA, embora seja difícil. Aliás, mais difícil é vencer novamente. Portanto, queremos triunfar outra vez. Em relação ao CHAN, valorizo muito a competição, é uma janela para mostrarmos ao mundo o que é feito internamente. Em Setembro e Outubro teremos a qualificação do Mundial. Está difícil, sim, mas não somos de mandar a toalha ao chão. Vamos lutar até ao fim”, prometeu.


Partilhar: