Cultura

FEIRA DO LIVRO DO INCENTIVA DEZENAS DE ACTIVIDADES A PARTIR DE SEXTA

- 18 de agosto de 2025, publicado porAlbertina Gouveia
FEIRA DO LIVRO DO INCENTIVA DEZENAS DE ACTIVIDADES A PARTIR DE SEXTA

Sérgio Godinho, "um dos mais importantes autores portugueses da atualidade", vai estar em destaque na Feira do Livro do Porto 2025, numa homenagem que se estende à sua obra ficcional e poética, ombreando "em qualidade com o seu cancioneiro", afirma o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, numa nota publicada no 'site' da feira, onde a programação está toda disponível.

"O universo criativo deste homem dos sete instrumentos serve de mote à programação da feira, que se espraia por diferentes expressões artísticas: da literatura à música, passando pelas artes plásticas, o cinema ou a 'spoken word'", acrescenta o autarca.

Durante 17 dias, os Jardins do Palácio de Cristal vão acolher 113 editoras, livreiros e alfarrabistas distribuídos por 130 pavilhões, e vão ser palco de iniciativas como intervenção mural, concertos, jogos, apresentações de livros, cinema, conversas, exposições e oficinas infantojuvenis, de acordo com a programação disponível.

Logo no primeiro dia, haverá uma intervenção mural pela ilustradora Mariana, a miserável, intitulada "A Minhoca", inspirada na música "Lá Isso É" (1978), de Sérgio Godinho.

O concerto de abertura, "E o coração que o conte/quantas vezes já bateu pra nada", que acontece na Concha Acústica, conta com curadoria de Tiago Andrade e Bruno Rocha, e terá lugar ao fim do dia.

O escritor e editor Francisco José Viegas, comissário da homenagem a Sérgio Godinho, adiantou que a partir de dia 23, na Avenida das Tílias, uma dessas árvores levará o nome de Sérgio Godinho e os seus versos, e destacou o lançamento do seu novo livro de contos, "Como se não houvesse amanhã", bem como o concerto de encerramento, que acontece uma semana depois do cantor cumprir 80 anos.

Partilhar: