Durante um encontro com os responsáveis da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP/PFRHS), os profissionais receberam as orientações e directrizes do programa, bem como as informações sobre o Código de Conduta e os direitos e deveres dos bolseiros durante o período de formação, entre outros aspectos.
O coordenador e gestor técnico do projecto, Job Monteiro, mostrou-se satisfeito com o engajamento da equipa, tendo acrescentado que todos os trâmites estão assegurados, desde a recepção dos médicos no aeroporto até à acomodação e integração nas universidades brasileiras.
O responsável explicou que o programa visa capacitar e especializar 38.000 profissionais da Saúde, e prevê a realização de estágios curriculares complementares de três a seis meses em Cuba, Portugal e Brasil em Medicina Geral e Familiar (MGF), no período de Março a Agosto de 2025.
Job Monteiro acrescentou, ainda, que no quinquénio 2023-2027 a prioridade do Ministério da Saúde é a formação de quadros em todos os níveis e em todas as carreiras. “Neste momento, 4.237 internos de especialidades médicas estão em formação em todo o país, enquadrados em 39 programas de especialização, dos quais 383 são finalistas do curso de Medicina Geral e Familiar.
Tendo em conta a possibilidade da realização da prova de título no próximo mês de Setembro, o primeiro grupo de 136 profissionais já se encontra em Cuba para a realização dos estágios desde o mês de Março. A próxima etapa do programa está marcada para o dia 30 deste mês, com o envio de 117 profissionais para Portug