O convite consta numa mensagem do Presidente João Lourenço entregue a Mahmoud Ali Youssouf, pelo embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, durante um encontro na sede da União Africana, em Addis Abeba, soube o JA Online através de um comunicado de imprensa.
O diplomata angolano abordou sobre os preparativos de alguns eventos previstos na agenda da Presidência Angolana da União Africana (2025-2026), nomeadamente, a conferência continental sobre Infra-estruturas em África, que será realizada sob os auspícios do Presidente João Lourenço, em Outubro deste ano.
Consta, também, da agenda de actividades de UA, a conferência sobre os conflitos em África, com foco para a paz como um bem obrigatório e indeclinável para todos os africanos.
Na qualidade de Presidente o Comité de Representantes Permanentes dos Estados-Membros da União Africana (CRP-UA), Miguel Bembe apresentou os assuntos prioritários da agenda de trabalho do referido Comité.
Para o efeito, considerou pertinente a revisão e o aprimoramento dos métodos de trabalho nos órgãos políticos da organização continental, especialmente, o Comité de Representantes Permanentes (CRP), o Conselho Executivo (CE) e a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo (Conferência).
Miguel Bembe apresentou as linhas estratégicas essenciais para promover a racionalização do trabalho, com o objectivo de aumentar a eficácia e eficiência, bem como aumentar a produtividade na União Africana, o que passa, também, pela implementação de boas práticas e consolidação dos paradigmas de preparação de documentos de trabalho.
Mahmoud Youssouf elogiou a liderança de João Lourenço em priorizar o desenvolvimento de infra-estruturas em África, como um factor crítico para a integração regional e a transformação económica.