À margem da 17.ª Cimeira dos BRICS, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, manteve encontros bilaterais com os seus homólogos da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do Uruguai, Yamandú Orsi.
As reuniões de cortesia decorreram à porta fechada no Museu de Arte Moderna (MAM), local escolhido para o evento, e visaram o reforço dos laços diplomáticos e de cooperação entre Angola e os dois países.
Angola e o Uruguai mantêm relações diplomáticas desde 1988, com cooperação em áreas como Turismo, Agro-negócio, Formação e Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como facilitação de vistos para empresários.
Já os laços com a África do Sul assentam no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado em Luanda a 29 de Abril de 1998. Nos últimos anos, os dois países intensificaram a parceria bilateral com novos acordos, incluindo cooperação no sector petrolífero e isenção de vistos em passaportes ordinários.
Enquanto maiores economias e potências militares da SADC, Angola e África do Sul têm desempenhado um papel central na promoção da integração económica, estabilidade e segurança da região.